quinta-feira, 7 de abril de 2011

Proposta de Trabalho 2 - Recolha Fotográfica

Inicialmente a Margarida, a colega de grupo, propôs a realização de uma recolha fotográfica no Cemitério Prado do Repouso o primeiro cemitério público aqui no Porto inaugurado em Dezembro de 1839. O objectivo era fotografar a tipografia exposta nas lápides, que de certa forma caracterizam determinados momentos, embora mais recentes, da evolução da tipografia ao longo de uma centena e meia de anos. No entanto, e sem descartarmos a possibilidade de a fazermos numa fase posterior, optamos por um programa ligeiramente diferente. A recolha fotográfica seria sim executada, mas com outra companhia. Percorremos algumas ruas no Porto com um objectivo diferente do habitual, ignorarmos as montras das lojas, e olharmos apenas para a diferente tipografia que as intitulavam. Mais que uma recolha fotográfica, a Margarida presenteou-me também com uma descrição histórica de algumas ruas e locais que propôs fotografar. 
No meu blog será relatado o percurso e respectiva recolha tipográfica, no blog da colega  Margarida http://margaridadiasalmeida.blogspot.com/ podem encontrar letras soltas, recortadas das fotos que fizemos. 

O itinerário teve como ponto de partida Praça Coronel Pacheco onde fotografamos a tipografia exposta na Igreja Evangélica.     


Seguimos pela travessa de S. Carlos até à rua dos Mártires da Liberdade e fotografamos uma lápide onde esteve sediada a companhia de seguros “A Mundial”.  


Percorremos a Rua do Pinheiro e descemos uma escadaria que nos liga ao Largo do Monpiller. Fotografamos a tipografia de uma placa identificativa da Farmácia Aliança.



Descemos a Rua da Picaria, e a Margarida explicou-me que essa rua era sinónimo de móveis, pelas diversas lojas que em tempos dominavam aquela rua. Ainda vimos algumas mas em número bastante reduzido. Explicou-me também, que foi nessa mesma rua onde nasceu o primeiro presidente do PSD, Francisco Sá Carneiro.
Depois da breve explicação, seguimos até à Praça Dona Filipa de Lencastre onde fotografamos a tipografia identificativa da garagem do Jornal o “Comércio do porto”, um jornal português, fundado no Porto em 2 de Junho de 1854. Quando se deixou de publicar, em 2005, era o segundo mais antigo jornal português, a seguir ao Açoriano Oriental. Esta garagem é considerada um dos projectos mais radicais e paradigmáticos de Rogério de Azevedo e da arquitectura modernista na cidade do Porto, mais uma elucidação minha por parte da Margarida.


Continuamos o percurso pela Rua do Almada e durante a caminhada e simultânea recolha tipográfica a Margarida explicou-me a que se deve o nome dessa rua. Deve-se a João Manuel de Almada e Melo, governador-geral da província e da cidade do Porto, enviado para a cidade no início do século XVIII, pelo Marquês de Pombal, a fim de conter a Revolta dos Taberneiros. E de seguida explicou-me o porquê da revolta, que a mesma se caracterizou pelo inconformismo face à posse de venda, no porto, do vinho a retalho exclusivamente pela Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro fundada em 1757. Os taberneiros da cidade é que não gostaram da medida do primeiro-ministro Marquês de Pombal, e revoltaram-se, na manhã do dia 23 de Fevereiro de 1757. Na rua do Almada recolhemos a seguinte tipografia:



Subimos à rua da fábrica e fotografamos a tipografia que intitula o Hotel de Paris então, instalado numa casa apalaçada tipicamente portuense de Oitocentos e uma loja de artigos de carroçarias.



Descemos até praça da Liberdade e procuramos distinguir as letras que intitulam o restaurante da conhecida cadeia norte-americana de fast- food que abriu substituindo o antigo café Imperial mas que manteve pormenores do monumental café dos anos quarenta, como as letras e a águia que se vêm na fachada.



 Mesmo ao lado encontramos uma tipologia diferente como podemos ver na imagem.


Seguimos pela Rua de Sampaio Bruno e encontramos no Embaixador, um café tradicional com uma atmosfera típica dos anos 60, uma tipografia diferente e que decidimos fotografar.



Na mesma rua recolhemos outras amostras tipográficas que achamos diferentes e dignas de apresentação.




Fizemos um desvio à Travessa do Congregado.


E descemos a Rua Sá da Bandeira em direcção à Praça Almeida Garrett. 





Atravessamos a praça Almeida Garrett e antes de entrarmos na rua das flores, fotografamos um outro tipo de letra. 



Seguimos pela Rua das Flores, durante muito tempo a Rua dos Ourives. Rua de eleição da Margarida não pelas montras das ourivesarias mas sim pelos edifícios que mantêm características de outros tempos, nomeadamente as varandas de ferro.

 A margarida lá me explicou que inicialmente a rua se chamava Rua de Santa Catarina das Flores, por causa das muitas hortas que ali existiram noutros tempos. Foi mandada abrir, no século XVI, pelo rei Dom Manuel I, e os terrenos eram quase todos ocupados pelas denominadas hortas do bispo e, portanto, pertencentes à Igreja, tendo as casas ficado por isso aforadas ao bispo e ao Cabido. Em várias das casas mais antigas ainda hoje se vê a marca desses forais: a roda de navalhas do martírio de Santa Catarina (as que eram propriedade do bispo) ou a figura do arcanjo S. Miguel (símbolo da pertença ao Cabido).

Enquanto descíamos a rua e a Margarida me tornava um miúdo bem mais culto, fomos fotografando algumas tipografias diferentes que davam título às lojas.  








Quase a terminar a nossa recolha ainda ouve tempo para a Margarida me levar à Rua Afonso Martins Alho para uma última fotografia. A Margarida lá me explicou quem era Afonso Martins Alho, um dos mais famosos negociantes entre o  Porto e a Inglaterra, em 1352, e que nasceu na cidade do Porto. Dado à sua destreza nas negociações seu nome e sobrenome foram perpétuados numa expressão popular: «Fino que nem um alho», usada para referir alguém muito esperto.


E aqui acabou a nossa recolha fotográfica de diferentes tipografias. Saliento aqui o meu agradecimento à Margarida  pela paciência e disponibilidade na transmissão de pequenos excertos da grandiosa história do Porto que me foi relatando durante o percurso.


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