Como é possível observar no blog http://margaridadiasalmeida.blogspot.com/ da colega Margarida (e como o professor faz questão que seja publicado nos dois blogs) eis o resultado obtido das três composições baseadas em tipografia a partir dos versos dos heterónimos de Fernando Pessoa seleccionados pelo professor
Aproveito para ressalvar o empenho da Margarida na execução destas composições a quem se deve o mérito pelas ideias e pelo resultado final obtido.
Ricardo Reis
Nesta composição procuramos passar a procura de tranquilidade e serenidade que caracteriza Ricardo Reis assim como a elegância que transmite na sua poesia.
Álvaro de Campos
Nesta composição procuramos explorar o excesso de sensações, a inquietude, a exaltação da energia, que caracteriza este heterónimo. Apostamos num fundo dominado pela confusão e procuramos aplicar um tipo de letra agressivo e com forte impacto visual, de forma a evidenciar algumas características pelas quais se regem todo o poema (Ode Triunfal) de onde foi extraído os dois versos seleccionados pelo professor.
Alberto Caeiro
Nesta composição procuramos evidenciar a simplicidade e harmonia do texto de forma a refutar um excesso de sensações que, o próprio Alberto Caeiro evita.
Em conversa com o professor, foi-nos aconselhado ignorar a cor. A utilização de um fundo escuro que contribui para a criação da mensagem que pretendemos transmitir pode ser concretizada através da utilização de um conjunto de letras comprimidas. Aqui fica então o resultado:
Sem comentários:
Enviar um comentário