sábado, 19 de março de 2011

Proposta de Trabalho 1 - Introdução

Finalmente uma folga no trabalhinho e alguma disponibilidade para organizar e publicar o trabalho que tenho vindo a desenvolver em conjunto com a Margarida, colega com a qual farei a 1ª proposta de trabalho de Design e Comunicação Visual.
Confesso que numa primeira fase fiquei bastante confuso e não consegui compreender o porquê e quais os objectivos da proposta, daí o moroso arranque para a sua realização.
Para me situar, comecei por ler o texto que o professor Bruno Giesteira disponibilizou aos alunos sobre os Elementos Básicos da Comunicação Visual de Donis A. Dondis começando assim a familiarizar-me com o tema.
Dondis fala no ponto, a linha, a forma, a direcção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento como o material básico daquilo que vemos, e é a partir deles que nos elevamos a todos os níveis de inteligência visual.

A caixa de ferramentas de todas as comunicações visuais são os elementos básicos, a fonte compositiva de todo tipo de materiais e mensagens visuais, além de objectos e experiências: o ponto, a unidade visual mínima, o indicador e marcador de espaço; a linha, o articulador fluido e incansável da forma, seja na soltura vacilante do esboço seja na rigidez de um projecto técnico; a forma, as formas básicas, o círculo, o quadrado, o triângulo e todas as suas infinitas variações, combinações, permutações de planos e dimensões; a direcção, o impulso de movimento que incorpora e reflecte o carácter das formas básicas, circular, diagonais, perpendiculares; o tom, a presença ou a ausência de luz, através da qual enxergamos; a cor, a contraparte do tom com o acréscimo do componente cromático, o elemento visual mais expressivo e emocional; a textura, óptica ou táctil, o carácter de superfície dos materiais visuais; a escala ou proporção, a medida e o tamanho relativos; a dimensão e o movimento, ambos implícitos e expressos com a mesma frequência.”
                                                                                  (Donis A. Dondis, 1991)

Nunca reflecti verdadeiramente na “origem” ou ponto de partida para o aparecimento de toda a comunicação visual que me foi incutida á medida que fui avançado no espaço e no tempo.
Na última aula em conversa com o professor com o intuito de esclarecer a orientação que deveria dar ao trabalho o professor comentou que com a realização deste trabalho passaríamos a olhar de outra forma para toda a mensagem visual que nos fosse chegar. Parei e pensei nas palavras do professor por breves segundos e a verdade é que enquanto percorria o caminho habitual até ao metro, um caminho que julgava até então conhecido porque eram muitas as vezes que lá passava, fiquei com a sensação que afinal não o conhecia. Pode parecer um pouco psicótico o que estou a dizer e talvez o seja, mas foi mesmo essa a sensação com a qual fiquei. Ao olhar para as janelas dos edifícios passei a ver mais que uma janela, via um conjunto de linhas que segmentadas de determinada forma assumiam uma forma quadrada e que em conjunto com outros elementos e características pré assimiladas e organizadas na minha mente no meu sistema nervoso a definiam como janela.
Acompanhado pela minha colega a Margarida, e em tons de brincadeira a sério, fomos decompondo várias informações visuais nos seus elementos mais simples. Durante a viagem de metro conclui que inicialmente tinha feito uma interpretação errada da proposta em causa e que tinha, ainda que inconscientemente, posto e causa a validade de algumas afirmações do professor.
Afinal, faz muito sentido ampliar a compreensão e o uso da expressão visual.   

Dondis, A. D. 1991. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo. Martins Fontes

Sem comentários:

Enviar um comentário