quinta-feira, 16 de junho de 2011

Proposta de Trabalho 4 - Conclusão

Depois de algumas pesquisas sobre dados que achávamos serem pertinentes para a realização da nossa infografia, tivemos que orientar o nosso trabalho de acordo com a informação disponível e credível. A ideia inicial, que visava estabelecer uma relação entre o desemprego e a entrada do FMI em Portugal em 1988 e 2011, sujeitou-se a alterações.
Com dados retirados do Pordata fizemos uma análise da evolução do desemprego de 1990 a 2010 com base nos valores totais do desemprego, a sua divisão por sexos, a faixa etária da população desempregada, os seus níveis de escolaridade e o tempo de duração.
A infografia final permitiu-nos tirar algumas conclusões interessantes a nosso ver e que reflectem de forma positiva a orientação que conseguimos dar ao nosso trabalho.
Conseguimos verificar que em todos os gráficos presentes na infografia os valores disparam a partir do ano 2000. Regista-se uma subida acentuada dos valores totais do desemprego até ao ano de 2010. Sem calcular uma recta de tendência conseguimos perceber que existem inversões de tendências, nomeadamente a diferença entre o desemprego masculino e feminino que está a diminuir o que nos parece que em caso de despedimento o sexo seja uma variável a deixar de se ter em conta. Também o desemprego de longa duração em 2010 é superior ao de curta duração (menos de um ano).
Quanto ao nível de escolaridade podemos observar que o desemprego na população com cursos superior é inferior à da população com outros níveis de escolaridade.
Durante o processo de realização desta proposta procuramos aplicar os conhecimentos interiorizados nas propostas anteriores e que acabaram de certa forma por surgir como a força motriz do resultado de toda a informação visual patente na infografia. 




Aqui está: 




Com esta infografia chegamos ao final dos trabalhos de avaliação da disciplina de Design e Comunicação Visual leccionada pelo professor Bruno Giesteira. À Margarida um obrigado por ser uma colega de trabalho exemplar e também ao professor por ter tornado possível assimilar uma nova visão de tudo o que me rodeia.   

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